Atualizado 11/04/2019

Vida Saudável relatando a Artrite e Artose

Informações com a Nutricionista Everlin Massing

A artrite e a artrose são doenças articulares crônicas distintas, mas com sintomas comuns devido às alterações estruturais e funcionais nas articulações.

 

A artrite reumatóide é doença inflamatória sistêmica, crônica e que acomete a membrana sinovial das articulações. É um acometimento poliarticular simétrico progressivo, que pode levar a destruição da articulação, com erosão cartilaginosa e erosão óssea. Não possui uma causa conhecida. Produzida pelo próprio organismo por meio de resposta imunitária, contra os tecidos, órgãos e articulações. Os sintomas são rigidez, dor, inflamação e inchaço nas estruturas articulares e membranas sinoviais. As articulações que mais são acometidas é o punho, metacarpolangeanas e interfalangeanas.

 

 A artrose é um conjunto de modificações na margem do osso subcondral e na cartilagem articular, os seus sinais e sintomas causa a diminuição ou a perda da função articular. A doença pode ser assintomática, mas com a progressão da doença os sinais cinicos como diminuição da amplitude do movimento, alteração funcional do membro, dor frequente, atrofia muscular e diminuição da qualidade de vida costuma aparecer. Acomete em geral as articulações do joelho, quadril, dedos e coluna.

 

Em relação à terapia nutricional nesses casos, para ambas é baseado em uma dieta bem equilibrada, buscando a aquisição e manutenção de um peso corporal desejável. Em que a perda de peso possui efeito antiinflamatório, isso porque a massa gorda tem presença de mediadores inflamatórios no tecido adiposo, com a perda de peso há uma redução dos mesmos.

 

A alimentação deve ser variada, incluindo alimentos mais frescos possíveis, evitando o consumo de alimentos processados e de fast foods, e consumir de forma abundante frutas e legumes. Diminuição do consumo de ácidos graxos ω-6, dos óleos vegetais e de gordura de origem animal. Aumentando o consumo de ácidos graxos poliinsaturadosω-3, que estão em linhaça, azeite de oliva, nozes, peixes de água fria (sardinha, salmão, arenque, etc) e semente de abóbora. Evitar o consumo de carboidratos refinados como a sacarose, pão branco, massas, doces, procurando consumir os integrais. Consumir fontes  protéicas magras, como peixe e frango, evitando ovos, manteiga, carne vermelha e produtos lácteos integrais. Especiarias como gengibre, açafrão, curry e alecrim, possuem ação antiinflmatória, podendo ser incluídos. Incluir na alimentação aqueles alimentos fontes de fitonutrientes como frutas e vegetais de todas as cores, principalmente frutas silvestres, laranja, tomate, vegetais verde-escuros e frutas amarelas; alimentos de soja, chocolate amargo com moderação e vegetais crucíferos como repolho, brócolis, couve de bruxelas.

 

Consulte o nutricionista e o médico para te orientar e para promover uma vida mais saudável e duradoura!

 

Esse foi o tema de hoje, para a próxima semana iremos falar sobre alimentação e insuficiência renal, para maiores informações consulte minha página no Facebook ou instagram nutricionista EverlinMassing, até a próxima!!

 

FONTE:

PINTO, A. C.; NATOUR, J.; LOMBARDI JUNIOR, I. Força muscular de membros inferiores em mulheres com artrite reumatoide e mulheres sem a doença. Fisioterapia e Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 364-368, 17 dez. 2018.

Bavaresco, Orestes Sérgio Amaral; et al. Utilização popular da Pterodonspp no tratamento de doenças reumáticas. Rev. Investig. Bioméd. São Luís 8:81-91. 2016.

Rosseto, Laryssa P.; et al. ALTERNATIVAS NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE. Rev. investigação, 17(3): 06-12, 2018.

Mazocco, Letícia; Chagas, Patrícia. Terapia nutricional na reabilitação de doenças crônicas osteoarticulares em idosos. RBCEH, Passo Fundo, v. 12, n. 3, p. 309-317, set./dez. 2015.

Costa, Renata Soraya Coutinho da; et al. OSTEOARTROSE X ARTRITE REUMATOIDE: DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL. REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO RECIFE, V. 3, N. 3, 2016.

MAHAN, K.L.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 11ed. São Paulo: Roca, 2005. 

 

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções