Atualizado 11/10/2018

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: confira a programação de 16 a 19 de outubro

De 16 à 19 de Outubro, participe!

O Câmpus São Carlos terá uma programação especial para a comunidade na próxima semana. De 16 a 19 de outubro será realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, realizado todos os anos no mês de outubro, tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população.

 

No Câmpus São Carlos do IFSC, a abertura será na terça-feira (16), às 18h30, com uma palestra que contempla o tema geral da SNCT 2018: “Ciência para a redução das desigualdades”, do professor Túlio Silva de Paula, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Na quarta-feira (17), a programação inicia às 13h30 e segue até às 21h30. Serão quatro palestras ao longo do dia para debater as desigualdades sob quatro aspectos: a distribuição de bens, a luta das mulheres, a preservação do meio ambiente e a distribuição de terra. Veja os horários aqui.

 

Na quinta-feira (18), a SNCT foca as atividades em oficinas e apresentações de projetos mais específicos aos cursos ofertados no câmpus. O evento inicia às 9h e segue até às 17h.

 

No último dia, sexta-feira (19), o evento encerra com a palestra “Caixa como promotora de acesso à moradia digna para contribuir com a qualidade de vida da população brasileira”, com Edson Edir Dick.

 

Confira a programação detalhada do câmpus aqui.

 

Saiba mais sobre a SNCT

 

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

 

"Ciência para a Redução das Desigualdades” foi o tema escolhido para a décima quinta edição da SNCT, em 2018. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.

 

O tema da SNCT 2018 permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.

Fonte: Rafaela Menin | Jornalista IFSC, com informações da assessoria de imprensa da SNCT
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções