Atualizado 07/01/2019

Produção de Melancia com excelência no Município

A cada ano a melancia vem conquistando maior espaco no mercado, seja pela gastronomia ou pelo atrativo preço de venda pelos produtores - variando entre R$ 0,60 até R$ 1,20 kg no preço médio.

 

Para uma boa colheita é preciso estar atento aos detalhes, como uma muda de boa qualidade, afinal ela irá refletir no sucesso de implantação do cultivo, facilitando o controle no estágio inicial das plantas.

 

Em Planalto Alegre, desde 2011 vem sendo distribuídas sementes de melancia para os produtores rurais. De acordo com a Lei Municipal nº 595 de 25 de abril autoriza o poder executivo municipal a criar o programa de incentivo a produção de melancia e fruticultura. Para que o produtor possa ser beneficiado ele deve cumprir com algumas exigências como comprovar a emissão de nota fiscal de venda do produtor rural. A distribuição é realizada em função de faixas de produção (20 a 40 toneladas com direito a 1000 sementes). As sementes adquiridas se limitarão aos híbridos já cultivados em nosso município e aprovados pelos agricultores.

 

Os agricultores interessados no programa deverão se dirigir a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para providenciar sua reserva. Já que a época de plantio varia conforme a região e a temperatura durante seu ciclo prefere variações entre 18 °C a 25 °C. As épocas de muita chuva devem ser evitadas. Normalmente se usa o plantio em semeadura direta, e utilizam-se em média mil sementes por hectare.

 

Na Linha Perosso, o plantio começou dia 28 de agosto e a colheita dia 1 de Dezembro, considerando assim o clima quente dos últimos meses do ano.


O consumo dessa fruta é cada vez maior e tem sua concentração mais alta nesta época do ano. O agrônomo da EPAGRI, Paulo explica porque isso acontece. “A produção é pensada para o final do ano, nas festas do final de ano, natal e ano novo, é verão, quente e a melancia é uma fruta que cabe bem nessa época, a região de certa maneira tem um micro clima que permite a capacidade pra plantar logo na saída do inverno, com baixa incidência de geada e completa esse ciclo antes do natal, é um apelo comercial bom, os produtores aproveitam”.

Fonte: ASCOM/Prefeitura de Planalto Alegre
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções