Atualizado 13/04/2018

Realizado com êxito o 1° Seminário de Turismo em São Carlos

Ficou evidenciado no evento a importância de pensar e planejar cada pequeno passo

Créditos: Franciele Montipó - Acip/CDL Palmitos
Créditos: Franciele Montipó - Acip/CDL Palmitos

Troca de experiências, debates e integração, assim foi marcado o I Seminário de Turismo, promovido pela Núcleo Empresarial Rota das Termas.
A programação teve início nas primeiras horas da manhã com um café de confraternização, na sequencia autoridades participaram da abertura oficial deste que se torna um marco no quesito turismo na região de abrangência do Núcleo Empresarial.

 

 

A programação
 

O primeiro painel, mediado pelo assessor da Facisc Osmar Vicentin, foi realizado ainda pela manhã e contou com a presença de Rodrigo Conci, Presidente da Região Turística Vale das Águas, o empresário Luiz Roberto de Quadros da Vinícola e Cachaçaria Quadros de Itá e César Pelizzaro, empresário Rural do Paiol dos Pelizzaro. O debate apontou pontos relevantes ligados ao turismo integrado e suas potencialidades em diferentes regiões.

 

Pela manhã ainda o público conheceu o aplicativo “Rota das Termas”, desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina – Campus São Carlos, disponível nas plataformas de forma gratuita, que conta com informações que auxiliam o turista que percorre os seis municípios envolvidos.

 

Na sequência a Família Kern do interior de São Carlos, trouxe sua experiência aos participantes e posteriormente abrilhantaram ainda mais o evento com apresentações musicais.

 

No período vespertino o debate ficou voltado as estratégias coletivas voltadas ao turismo catarinense com a Extensionista da Epagri de Urubici Cláudia Maria Schmitz, o Secretário de Turismo de Itá Altair Goedert e a publicitária e Vice presidente de Turismo da Facisc, Ciça Müller.

 

E pra finalizar a tarde, a degustação de produtos e a reunião dos representantes da região turística Vale das Águas.

 

 

Em resumo

 

Ficou evidenciado no evento a importância de pensar e planejar cada pequeno passo, buscando o aporte e apoio necessários, unindo esforços e criando um elo de ligação entre os envolvidos no processo, como destacou o César Pelizzaro, quando em sua fala evidenciou que “turismo não se faz sozinho”. A importância de uma identidade para o turista foi outro ponto bastante debatido, assim como a fidelidade das informações que são divulgadas.

 

O Osmar Vicentin destacou que este será um divisor de águas, “ afinal, um grupo que se reúne se organiza e por consequência, define o ponto em que quer chegar de forma conjunta, ele acaba atingindo outras pessoas de forma que nem sabe que está acontecendo mas que vão ser atingidos, e o lado positivo disso é que isso tudo está sendo feito para o bem”.

 

Também evidenciou a importância da divulgação e das redes sociais, “essas 150 pessoas, que aqui estiveram multiplicam as informações apresentadas aqui, muitos puderam ver pelas redes sociais o impacto dos vários casos aqui apresentados, como o aplicativo lançado aqui aberto para todo mundo, e também o sucesso que é realmente o caso da família Kern. Isso sintetiza tudo o que tá acontecendo nessa região”. Vicentin ainda lembrou que próximo passo agora, é pensar daqui a três meses o próximo seminário, pensando de que forma cada um pode contribuir: “não é o que Turismo faz por mim mas o que eu posso fazer pelo turismo”, finalizou.

 

Já o Coordenador do Nucleo Empresarial Rota das Termas, Elói Dunke, se disse satisfeito com o conhecimento na área de turismo com os cases apresentados, demostrando que o sucesso é possível. “ O mais importante é querer fazer, nós temos nossos potenciais aqui próximos, precisamos arrumar a casa, chamar o turista e receber bem”.

 

 

Realização

 

Organizado pelo Núcleo Empresarial Rota das Termas, este evento contou com o apoio da ACISC São Carlos, ACIP Palmitos, Epagri, GT de Turismo Rural, Instituto Federal de Santa Catarina, Facisc, Instituto de Cartório e Protestos, Sebrae, Pratas Thermas e da União Européia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina

 

O Núcleo reúne empresários dos municípios de Águas de Chapecó, Caibi, Palmitos, Planalto Alegre e São Carlos, amparado pelas Associações Comerciais de São Carlos e Palmitos e conta com 15 empresas nucleadas:

 

  • Auto Posto Planalto – Planalto Alegre
  •  Sítio do Léo – Águas de Chapecó
  •  Sede Campestre do Brunão – Águas de Chapecó
  •  Restaurante Galpão – São Carlos
  •  Fertur Viagens – São Carlos
  •  Pratas Thermas Resort – São Carlos
  •  Rádio São Carlos – São Carlos
  •  Balneário de Ilha Redonda – Palmitos
  •  Pousada Recanto da Ilha Redonda – Palmitos
  •  Hotel Brasil Village – Palmitos
  •  Cerâmica Baiestorf  (orquidário) – Palmitos
  •  Cooperdágua – Palmitos
  •  Palmiart – Palmitos
  •  Cantina do Tonico – Palmitos
  •  Grupo de Artesã de Caibi – Caibi

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções