Atualizado 10/08/2018

Projeto Biblioteca ambulante visa amplo acesso à leitura no município de Cunhataí

O projeto Biblioteca Ambulante, teve início no município de Cunhataí no ano de 2002, e desde então, vem sendo um sucesso entre os alunos da rede municipal e estadual de ensino. Conforme a bibliotecária Rita Warken Werlang, “é reunido um grande número de livros infantis e infanto-juvenis, que estão na biblioteca pública, e estes são levados até o centro de ensino a cada 15 dias, onde os mesmos são cedidos aos alunos de forma gratuita, e temporária”. Esta é mais uma das formas que o setor de educação encontrou, para que os alunos tenham acesso ao conhecimento, já que as escolas não possuem biblioteca própria.

 

Atualmente beneficiam-se do projeto Biblioteca ambulante, os alunos da Escola Isolada Municipal Osvin Schmitt, da comunidade de Barra Grande, a qual se localiza mais distante do centro, onde fica a biblioteca pública. Já os alunos da Escola de Educação Básica Nicolau Schoenberger, se deslocam até a biblioteca pública para fazer a retirada e troca de livros, assim como os alunos da creche CEIM Beija Flor.

 

De acordo com o secretário municipal de educação Vilson Jair Sausen; “a secretaria disponibiliza de todo o material necessário para a execução do projeto e deslocamento”. Vendo a aceitação que os alunos têm para com essa atividade, foi vista a oportunidade de expandir o projeto, agregando ao mesmo a contação de histórias.

 

Rita explica que a primeira contação de histórias ocorreu no início do mês de agosto, tendo como tema o dia dos pais; “a atividade foi um desafio, porém muito bem aceita pelos alunos, que demonstraram ter gostado muito, tanto das histórias, como da forma que são contadas, com a ajuda de fantasias e brinquedos, que tornam a atividade em uma brincadeira”.

 

A secretaria de Educação juntamente com todos os profissionais da educação que atuam no município, se compromete em trabalhar da melhor forma possível, buscando sempre incentivar os alunos a adquirir o hábito da leitura, contribuindo na formação dos cidadãos Cunhataíenses.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cunhataí
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções