Atualizado 11/10/2017

Planalto Alegre recebe acadêmicos do estágio de vivência

24 acadêmicos da Unochapecó se juntam as famílias do município

(Foto: Assessoria de Comunicação de Planalto Alegre)
(Foto: Assessoria de Comunicação de Planalto Alegre)

Planalto Alegre recebeu no último sábado (07), 24 acadêmicos do curso de agronomia da Unochapecó para junto de 24 famílias planaltoalegrenses desenvolver o Estágio de Vivência.

 

O estágio tem como principal objetivo colocar o acadêmico em contato com a realidade do campo, aliando teoria e prática e gerando resultados efetivos ao produtor rural.

 

O estágio está estruturado em etapas. A primeira, que ocorre no início de agosto, quando os estudantes permanecem 15 dias morando, se alimentando e trabalhando com uma família agricultora. Nesta etapa, o estudante faz o resgate histórico da estruturação da propriedade e da família agricultora, buscando entender o que a levou à situação em que está atualmente. A partir dos 15 dias de vivência na propriedade, o estagiário elabora um relatório com o histórico e a situação atual da família e da propriedade. Esse relatório, entregue ao produtor, é denominado “Livro da Família”, por traduzir a história de vida da família que recebe o estagiário e representa para o agricultor o registro de sua trajetória.

 

Com as informações obtidas, os estagiários fazem avaliação técnica e econômica da unidade de produção familiar em seu último ano agrícola. A avaliação começa após o período de campo, quando o estagiário elabora relatório avaliando as condições técnicas e econômicas da propriedade. Além da coleta de dados para avaliação, o estagiário realiza outras atividades durante os sete dias dessa etapa, como palestra em temática de interesse dos agricultores previamente definida, caminhadas pelos sistemas agrários do município para identificar seus elementos mais relevantes e pesquisas sobre questões identificadas como relevantes para a realidade rural local.

 

A realização do estágio propicia mais estímulo às comunidades rurais, em decorrência dos projetos de investimento para as propriedades, mas também através da valorização de suas origens e experiência na prática da agricultura. 

Fonte: Por Assessoria de Comunicação de Planalto Alegre
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções