Atualizado 10/08/2018

Agosto: Mês da amamentação

A Secretaria da Saúde está realizando neste mês de agosto, o mês da amamentação. Este programa tem a parceria do hospital Pe. João Berthier onde as enfermeiras Jaqueline e Mônica participaram e falaram sobre o assunto com o Grupo de Gestantes.

 

Este grupo realiza encontros mensais no auditório do CAPS, sempre na segunda quinta-feira do mês as 08h30min, em parceria também com a Enfermeira Michelle Brescovite, as agentes de saúde e a Dra. Milena Mendonça.

 

Segundo a enfermeira Michelle, nesse mês o grupo está tratando sobre a amamentação e todas as suas potencialidades, ensinando ainda as técnicas de amamentação.

 

“A amamentação especificamente melhora a resposta imunológica da criança, que nasce sem nenhum tipo de defesa corporal contra vírus e bactérias. Toda imunidade nos primeiros meses chega até o bebê através do leite; mais tarde essa imunidade é complementada com as vacinas. O leite é o alimento mais completo para a criança, e quando o leite da mãe é suficiente e a criança é alimentada exclusivamente com leite, não é necessário outro alimento até os 06 meses de idade”, explicou Michelle. ”O aleitamento fortalece o vínculo entre mãe e bebê, fortalece as relações de carinho e afeto. A mamada propícia o desenvolvimento da musculatura facial, o desenvolvimento da boca e dos dentes, sem falar no custo zero, porque o leite é produzido pelo corpo na temperatura ideal, não sendo necessário comprar fórmulas de leite prontas, nem aquecer, preparar ou andar com mamadeira”, comentou Michelle. “Foi explicado também quanto às formas de evitar algumas complicações que podem acontecer com a mama durante a amamentação”, concluiu.

 

A Secretaria da Saúde lembre mais uma vez que todas as gestantes estão convidadas para participar das reuniões todas as segundas quintas-feiras do mês, às 8h30min no auditório do CAPS.

 

Estes encontros têm também a parceria do Lions Clube que freqüentemente realiza distribuição de conchas e donativos e o próprio grupo que realiza arrecadação de roupas, fraldas e calçados que são repassadas para as gestantes de baixa renda.

 

O Secretário de Saúde Kelen Giongo e equipe agradecem a todos os parceiros deste programa, em especial as enfermeiras que palestraram sobre o tema do mês.

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Carlos
© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções